sexta-feira, 5 de junho de 2015

Vale a pena ver de novo, como novo!

Para alguns críticos a série Espaço 1999 foi pioneira em temas relacionados ao espaço interestelar. A 1ª Temporada de 24 episódios, criada e produzida em 1975 pelos produtores britânicos, Gerry e Sylvia Anderson em associação a televisão portuguesa ITC e a italiana TV RAI, alcançou popularidade em vários países, exceto nos EUA, onde Star Trek reina absoluta. A qualidade técnica dos efeitos especiais e o uso da cromatina azul marcaram na lembrança do telespectador cenas de diversos episódios em que os protagonistas, John Koenig (Martin Landau), Dr Helena Russell (Barbara Bain) ou o melodramático Professor Victor Bergman (Barry Morse) e Alan Carter (Nick Tate) ousaram desafiar o desconhecido.
O cenário icônico, idealizado por Keith Wilson, inspirado em 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubric, deram suporte aos atores para a realização de cenas impactantes. O figurino esnobou imaginação e as maquetes das naves Águias criadas pela equipe de Brian Johnson (UFO), Dink e Airfix, ainda empolgam o telespectador pela sua riqueza de detalhes.

Personagens Principais da Primeira Temporada:
Comandante John Koenig .................. Martin Landau
Doutora Helena Russell ........................ Barbara Bain
Professor Victor Bergman .................... Barry Morse
Paul Morrow................................... Prentis Hancock
Alan Carter............................................... Nick Tate
David Kano ......................................... Clifton Jones
Sandra Benes .................................... Zienia Merton
Doutor Bob Mathias ............................ Anton Phillips
Tanya Alexander............................. Suzanne Roquette

Episódios

Breakaway (piloto)
O Domínio do dragão
Um mundo mortal
O testamento de Arkadia
Conflitos espirituais
O sentido da vida e da morte
Força da vida
Crianças de Alfa
Outro tempo, outro lugar
O sol negro
O guardião de Piri
O último nascer do sol
O último inimigo
Fim da eternidade
Cérebro espacial
O retorno dos viajantes
Jogos de guerra
A máquina infernal
O círculo
Perdendo contato
Volta ao redor da lua
Em curso de colisão
A missão dos Darians

Para tentar conquistar o publico americano Gerry passou o bastão para Fred Freiberger, produtor da terceira temporada de Jornada nas Estrelas, série clássica, com a missão de renovar a segunda temporada (1977). Para tanto alguns personagens foram excluídos. Na nova temporada surgiu a ideia de incorporar ao elenco principal um Alien meta-morfo, Maya, interpretada pela atriz Catherine Schell (do episódio O Guardião de Piri), e foi a grande atração daquele momento ao formar o segundo casal mais popular da série com Tony Anholt, o Capitão Verdeschi. 
Exceto pela inconsistência teórica relacionada a vertiginosa jornada da lua pelo espaço sideral, a impulsão pela força inercial da explosão nuclear passou a ser questionada após décadas de exibição, uma vez que neste período o nosso conhecimento da física e do universo em si avançaram ao ponto de não permitir à ficção científica ultrapassar o limite do imaginado com base na ciência atual. 
Este fato levou os produtores com direitos televisivos da série a não colocar novos episódios na grade de exibição. Uma tentativa, chamada de 2099, não convenceu e atualmente, o titulo parece estar desatualizado.
Na Versão do Autor estes empecilhos desapareceram e uma série baseada nas duas temporadas conhecidas encabeça uma trama consistente e de muita ação.

Vale a pena ver de novo, como novo!
Roberto Miranda, o autor.

Livro Impresso:
https://www.clubedeautores.com.br/book/187215--1999#.VXHLw9JViko

Noticias Relacionadas:
http://www.bdportugal.info/Comics/Hero/Space_1999/index.html

http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/espaco1999.htm

http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/tag/espaco-1999/

Nenhum comentário:

Postar um comentário